Na creche...


Tenho vindo a reparar que na sala do meu filhote, têm um menino que adora levar brinquedos de menina... Um dia deste levou uma barbie borboleta, e hoje... hoje era outra barbie e um unicórnio cor-de-rosa.

Eu sei que os meninos, especialmente nestas idades de 3 e 4 anos, devem brincar de tudo, o meu por exemplo, vejo que vai para a secção do faz de conta na escola, e chega a casa adora brincar de cozinheiro ou fazer-me penteados... um bruto, arranca-me metade dos cabelos, mas brincamos...

Uma amiga uma vez disse, que eu tinha de comprar brinquedos de menina para o meu filho, porque eles devem brincar com tudo. Ora eu disse que se ele pedisse até dava, mas ele não pede, a acho que ele já brinca na escola, não pede para ter em casa, por isso a medida dele deve estar bem equilibrada.

Hoje o marido ouviu a mãe dizer ao menino, que não podia levar para a sala comum a Barbie, só podia levar o miminho, que era o unicórnio cor de rosa... Não sei se por medo, que o filho já tenha sido alvo dos outros meninos, pois nós bem sabemos, que na pureza deles,as crianças são terríveis, quem leu O Deus das Moscas , sabe ainda melhor do que falo. Mas vim no autocarro a pensar, como se lida com algo assim em tenra idade, em que não se pode estar sempre com eles a proteger, e nem se sabe do que estamos exactamente a proteger...

Este post é apenas uma divagação de mãe, não critico, não sabemos o dia de amanha, não sabemos se quer dizer alguma coisa, nada, só que hoje fiquei com isto na cabeça, porque a mãe disse que ele não podia levar a barbie para junto dos outros amigos...

Como mãe o meu coração sentiu o dela...

 

 

Comentários

  1. a gente q induz as crianças ao preconceito. criança tem q brincar com o q quiser. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida, quer a nível de brinquedos quer a nível de muita coisa!

      Eliminar
  2. Não há brinquedos de meninos e de meninas. Há brinquedos. A minha filha brinca com carros, bolas, bonecos, legos, livros, quais destes são de meninas e de meninos? (sim eu sei, bonecas de meninas e carrinhos e bolas de meninos, mas porquê se das coisas que ela mais gosta é de jogar à bola?)
    Certo, ele não pede, mas quando era pequeno e não falava pediu-lhe carrinhos, bolas, legos, livros? Ou primeiro comprou e consoante o que ele brinca mais vai comprando?
    Desculpe a pergunta, claro que não tem de responder e não é para a ofender, mas a verdade é que nós, pais, compramos os brinquedos que achamos melhor e somos sempre levados pelo socialmente expectável.
    O filho de uma amiga fez anos 4 semanas depois da minha e na festa lá em casa ele brincou com um boneco, pela primeira vez disse ela. Perguntei se lhe podia oferecer um nos anos dele e assim foi e no final, todos os miúdos (quase todos rapazes menos a minha e uma de 1 ano) queriam brincar com o boneco e dar comida e biberão. Talvez nunca tivesse passado pela cabeça dos pais ou familiares dar um boneco aos rapazes logo não sabem se gostam ou não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim não me ofende, cada criança é uma criança. Agora que penso nisso, só lhe comprei mesmo brinquedos em bebe, os de estimulação, o resto foram oferecidos e herdados. Mas foi a casa onde haviam bonecas e não se interessou, nunca as agarrou numa loja dos brinquedos, por isso sempre deduzi que não lhe desperta interesse! Concordo que os brinquedos não têm género, mas temos de ver se a criança têm interesse ou não... no meu caso não teve. Mas o post nem é sobre isso, é sobre a protecção da mãe... pareceu-me que havia muita preocupação coma reacção dos colegas...

      Eliminar
    2. Que vai mais ou menos de encontro ao que disse. Se calhar mais se preocupa a mãe do que o miúdo ou os colegas porque, para ela, é uma coisa de meninas...
      Eu entendo o medo de que os nossos filhos sofram de bullying, tenho muito receio mas não os devemos ensinar a ser o que não são para que não haja atritos. (falar é fácil, quando lá chegar logo dou updates)

      Eliminar
  3. O preconceito está na cabeça dos pais, não na cabeça das crianças. Não há cor de "menino", nem cor de "menina". Nem, como acima escreveram, "brinquedo de menino ou de menina". Há brinquedos com os quais as crianças gostam (ou não) de brincar. Muitos preconceitos extremamente enraizados na sociedade advêm deste tipo de segregação. "Os homens não choram"ou, outro exemplo, se alguns pais, por norma de alguma idade, vêem o genro a passar a roupa perguntam logo se não há uma mulher lá em casa! Já não estamos nesse tempo. Hoje trabalha homem e mulher. E esta perpetuação do machismo vem essencialmente, não dos homens, mas sim das mães. E depois uma coisa básica: não é por a criança brincar com o que quer que seja que pareça menos ou mais apropriado que irá ser, e parece que é esse o medo, hetero ou homossexual! E, novidade: os homossexuais até já podem casar há mais de dez anos em Portugal! Preocupem-se com coisa mais importantes e deixem as crianças brincar à vontade porque como disse, os preconceitos estão na cabeça dos pais e não nas crianças.

    https://bucolico-anonimo.blogspot.pt/

    https://multi-resistente.blogspot.com/

    https://plastrao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Não será por causa dos brinquedos que eles um dia serão isto ao aquilo.Que brinquem com o que mais gostarem. Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Este trabalho é moroso, porque é necessário desenraizar preconceitos que nos acompanham há anos. A verdade é que os brinquedos devem ser encarados como isso mesmo: brinquedos. Sem os associarmos a um género, porque as crianças devem ter a possibilidade de explorar tudo o que lhes suscite interesse. E isso não tem que significar algo mais.
    Agora, claro que este processo continua a não ser intuitivo e, em parte, percebo a preocupação da mãe. Mas essa desconstrução também parte de nós, adultos, porque a opinião dos outros não tem que limitar aquilo que podemos/queremos fazer.

    ResponderEliminar
  6. Pois entendo o que queres dizer! Infelizmente as crianças não devia de ser más e não deveia ser necessário uma mãe dizer isso!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  7. Não suporto mentes fechadas.
    As crianças são crianças.
    Eu adorava futebol. E carrinhos.
    E não é por isso que não sou uma menina tão menina e tão de lacinhos.

    ResponderEliminar
  8. Odeio chegar ao supermercado e ver que ainda existem briqnuedos de menina e de menino (curiosamente, o de menina passa por panelas e aspiradores... enfim...). Crianças são crianças e não tem de existir a preocupação sobre se os seus gostos significarão algo mais à frente. Porque... e se for? Vá lá pessoal... a homosexualidade é a coisa mais banal do mundo. Acho é que os pais têm de entender de uma vez por todas o que dizia o Saramago, "Os filhos são empréstimos da vida". Apenas isso. Não vieram ao mundo colmatar desejos não vividos dos pais nem tapar buracos em expetativas alheias. Essa mãe é que tem de fazer um trabalho interno...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário