Ecrã Vs Empatia

Pois é, lá em casa estas férias fomos atingidos por isto...

Ao inicio o meu filhote pouco ligava para a televisão, depois foi criando um interesse mas nada abusivo.

Os telemóveis, nem sabia o que era... mas o pai coitado, caiu na esparrela de lhe mostrar... ele queria muito ouvir os caricas... e dos caricas percebeu que podia passar de um vídeo para o outro e que existia todo um mar de novidades dentro daquela caixinha... depois abrandou... deixou de ligar... mas nestas férias os primos mais velhos apareciam com tablets e jogos nos telemóveis e aquilo é que foi...

Ao principio deixei jogar, fui deixando... mas quando regressamos a casa, pedia para jogar a toda a hora... começou a ficar preocupante e eu não estava a gostar nada...

Agora?

Estamos numa fase em que não se pega em telefones dentro de casa, nem saem das malas, e quando se lembra de pedir dizermos que está a carregar no trabalho e não trouxemos...

Já vai para uns dias que não vê, então não pede... têm sido bom para ele e para nós...

Já li alguns artigos que diz que uma hora por dia não faz mal e até ajuda a desenvolver algumas capacidades com alguns jogos, afinal, quer queiramos quer não, é essencial no futuro saber mexer com aqueles aparelhos.

Vou ponderar a questão da uma hora, mais para a frente... para já... é jejum... para todos...


Comentários

  1. É duro saber e conseguir dosar... Bem vinda e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que vale é que tenho sempre uma amiga como tu a quem pedir conselhos!!

      Eliminar
  2. Como fazer uma correcta gestão?
    Tudo começa no berço, não se duvide.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, não tenho duvidas, mas o berço não vem treinado, e muitas duvidas assolam a vida de uma mãe e de um pai de primeira viagem!

      Eliminar
  3. Não é fácil com os miúdos um pouco mais velhos, como são os meus netos.
    Tive que arranjar actividades todas as tardes fora de casa para não me pedirem o tablet ou para irem para o computador ver vídeos.
    Apesar de tudo são muito comunicativos e interagem com facilidade com quem os rodeia.
    Mas eles são de uma geração cada vez mais computorizada...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, também arranjamos outras soluções e ele têm mudado o interesse com facilidade. Mas outra duvida se coloca, não têm ele que aprender também, visto que é exactamente isso, uma geração electrónica?

      Eliminar
  4. Tenho dois filhos, a ais nova fará 3 anos agora em Setembro. É uma luta diária, bem sabemos como ecrãs são fascinantes e viciantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, são uma concorrência desleal na nossa luta diária!

      Eliminar
  5. Um pouco por dia acho que não faz, mal. Mas eles têm de perceber que um pouco não são horas a fio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graças a Deus ele não fica horas a fio, mas pede mais vezes o aparelho do que me pede um brinquedo do quarto para brincar! E isso assusta-me!

      Eliminar
  6. Acho que sim, uma hora por dia não é demasiado! O problema é quando é difícil controlar essa hora!
    Se bem que sou sempre apologista de convívio sem telefone!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A hora que falo não se centra tanto na falta de convívio, mas mais se ele também não têm de aprender a trabalhar com estes aparelhos, uma vez que muitos já são utilizados na escola, ainda que de forma educativa.

      Eliminar
  7. Sinto que também depende muito das idades. Mas, lá está, o fundamental é haver essa ponderação, esse equilíbrio

    ResponderEliminar
  8. Para bebés com menos de 1 ano não deve haver ecrãs de todo. A minha só via para falar no skype com os avós. Neste momento tem 20meses e, fora falar com os avós, 1x por semana para lhe cortar as unhas ponho um vídeo no youtube (rua sésamo ou assim) e ela liga os primeiros minutos e depois já não quer saber, às vezes quer ver as fotos dela ou vídeos no telefone (1x por semana ou 2 vemos as 2 ou os 3 durante uns minutos). De resto a TV está sempre desligada, sempre esteve enquanto estive de licença, deu para ler muito.
    Fora que é aconselhado que eles tenham pelo menos 3h de actividade física activa!
    Não acho que custe assim tanto... Dá é mais trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o meu quando tinha essa idade também era assim, aos três as coisas começaram a mudar... Não vejo onde dê mais trabalho, o que precisamos é de pais com mais tempo, pois quando se chega a casa tarde e se têm que o deitar cedo, infelizmente sobra pouco tempo para tudo o que se quer fazer, por vezes nem 3 horas com os filhos se conseguem... pode ser que um dia me saia o euromilhoes e eu deixe de trabalhar, ou então talvez um dia consiga um trabalho ao pé de casa em vez de ser longe...

      Eliminar
    2. Dá mais trabalho sentar e brincar com eles do que os colocar à frente de um ecrã...
      anseio por umas horas com ela mas apanho-a às 16h30 e às 18h30 começa a rotina de ir dormir. 6h30 está acordada e eu moro a 20mintuos de bicicleta do trabalho e a creche fica a 1 minuto do meu trabalho. O percurso de bicicleta de manhã e à tarde é um momento nosso de cantorias e afins.
      Agora não faço comida fresca todos os dias, é impossível porque mal chego a casa ela tem de comer senão vira um bicho. Então tenho sempre ou quase sempre comida feita...

      Eliminar
  9. Estamos quase iguais, o excesso está fora de equação!!

    ResponderEliminar
  10. Olá, Titica, retribuo a visita ao meu Rol de Leituras. Obrigada!
    Sobre o assunto desta publicação, há que dosear o tempo e os conteúdos de acesso. E jamais esquecer que as palavras são para ser ditas e não apenas lidas.
    Às refeições, não tolero telefones nem tablets sequer sobre a mesa. As crianças são esponjas que absorvem tudo. O que virem os adultos fazer... querem fazer.
    Sou avó de duas pequeninas de 3 e 8 anos.
    Beijinhos.
    (Vou voltar para olhar tudo com calma.)


    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Hoje em dia, deve ser muito complicado para os pais manterem os filhos longe das novas tecnologias, mas o facto de te aperceberes que não é o mais saudável e tentares distraí-lo com outras coisas já é bem bom. Tenho a impressão que muitos pais não têm essa preocupação.
    Beijinhos
    https://notadissonante.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  12. Tema muito interessante! A dependência do telemóvel/ecrãs é cada vez maior nas crianças.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário