Porque Já Chateia...


Ultimamente tenho visto uma inflamação deste tipo de post... 


Que me tem irritado bastante... sempre referências a pais e filhos e à economia como dano colateral do ambiente... pois bem... vamos lá ver. É do conhecimento geral que os produtos ecológicos são caros e não têm uma durabilidade maior que a dos outros produtos. O que pergunto é se os produtores ou os comerciantes de tais produtos também prescindem das taxas de lucros em prol de um planeta melhor????

É mais fácil tocar na consciência dos pais... Alguém sabe disso e larga estas imagens pela internet fora... 

Eu faço, no meu entender, as melhores escolhas que posso e que o meu bolso me deixa, mas parece que não é bom o suficiente.

Tomo medidas para não desperdiçar agua, separo o lixo, levo saco reutilizável para o supermercado,  e faço uma série de outras coisas, agora, não vou pegar no carro e fazer quilómetros para ir comparar a granel ou apanhar um metro e dois autocarros e também não vou trocar um detergente por um que custe o dobro. O que faço é, sempre que posso e se estiver em promoção optar por um desses, ou, tenho usado mais em casa também recursos naturais de dicas que vou aprendendo pela net.

Pois bem era aqui que queria chegar, no lugar de se fazer tanto este eco-bullying, devia de se educar melhor as pessoas sobre a separação de lixo, ou tipo estes de se aprender a fazer as coisas de forma natural e sem um custo exagerado...



Comentários

  1. aqui em são paulo se educa muito nas questões ambientais. em escolas, nas famílias. a coleta seletiva ainda é muito pequena, mas muitos cidadãos usam os postos de coletas q ficam em supermercados até bancos. banco inclusive tem dispositivo para pilhas, celulares. metrô tem para descarte de eletrônicos. muitas matérias falam onde e como. mutirões para plantar árvores. cuidar da praça em frente de casa. enfim, aqui ensina-se muito a todos a minimizar os impactos. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim.... a verdade é que, como diz o outro, toda a gente se está a cagar para o Ambiente e não há inocentes no meio disto tudo. Culpam-se os governos e os políticos, mas a responsabilidade é de todos, ainda que, seja os políticos que possam tomar as medidas necessárias para que, de forma compulsiva, os comportamentos tenham que mudar. Mas é tudo uma grande tanga! Nós não precisamos de substituir carros a gasóleo por carros elétricos, nós precisamos é de menos carros! A reciclagem é como varrer para debaixo do tapete! Para diminuirmos a nossa pegada ecológica temos simplesmente de consumir menos! De nada adianta acharmos que somos muito ecológicos por usar sacos recicláveis, por fazermos reciclagem se depois vamos comprar roupa, maquilhagem, sapatos... se mudamos de telemóvel a cada seis meses e de carro a cada dois anos! É muito giro pagar 20€ por uma viagem de avião para Londres, e depois meter montes de fotos giras no Instagram, só que, a atividade humana que mais pegada ecológica tem é - que chatice! - andar de avião!... se calhar a seguir a ter filhos! A população mundial duplicou em cinquenta anos, isto não é sustentável, de todo! Os recursos não são ilimitados!
      Nós temos uma vida confortável, temos carros, compramos roupa por 1€ feita por crianças no Bangladesh, comemos chocolates, em que cada tablete desperdiça 8 mil litros de água a ser produzida- mas ninguém quer deixar de comer chocolate, não é? Ninguém quer abdicar de nada! Como referi, não há inocentes nos países desenvolvidos!
      Os países ditos desenvolvidos reciclam para depois, como fazem os Estados Unidos exportam milhares de contentores de lixo para serem queimados em países de terceiro mundo.
      Concluindo, só pode haver uma das coisas: ou capitalismo e globalização ou Ambiente. Ou crescimento económico, que implica produzir mais e mais e exportar mais e mais ou Ambiente.

      Eliminar
  2. É uma responsabilidade social, mas a verdade é que nem sempre é fácil adaptar novos hábitos, sobretudo, quando as economias não são muitas e esses produtos requerem uma despesa bem maior. Acaba por não ser praticável. Claro que podemos ir fazendo algumas alterações, mas não é tão linear assim

    ResponderEliminar
  3. Penso que já melhorámos muito nessa área mas a comunicação social gosta de bater no lado mais fraco, o dos consumidores e não nos produtores!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. És como eu, fazes o que podes. E já é bem bom.
    Infelizmente, muitos produtos ecológicos são demasiado caros, mas também há promoções, há, na Net e em livros, receitas de sabonetes, detergentes, pastas de dentes, etc. que nos permitem poupar e ajudar o ambiente ao mesmo tempo.
    Beijinhos
    https://notadissonante.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário