Isto dos Votos...


O facebook está cheio de criticas aos 45,50% de abstenção... sinceramente também me custa a acreditar, ainda mais acabadinha de ler " Os Cisnes Selvagens "...

Mas quem é elegível como eleitor? Não entendo bem isso... por exemplo, o meu pai acamado e com uma doença degenerativa conta como percentagem de abstenção? E outros tantos infelizmente como ele ou semelhantes?

Têm que haver uma justificação para isto... 

Tenho visto teorias do voto eletrónico para todos, mas não parece bem... Se quando não se dá ao trabalho de lutar por um futuro melhor, parece-me que um voto eletrónico não é consciente...

O voto obrigatório não me parece de todo que os partidos queiram, se o quisessem, com as taxas constantes de abstenção, já tinha mudado algo. 

Parece-me a mim que o único método que iria funcionar, era votar durante o dia de semana com direito a faltar ao trabalho... as urnas ficariam cheias... espero que nunca chegue a isso...

Ou então... educar o povo...


Comentários

  1. Ainda ontem eu e o namorido nos questionávamos sobre as pessoas que estão a camadas ou aquelas que por algum motivo têm de ficar internadas no hospital.
    O voto é um direito e um dever faz-me imensa confusão esta abstenção e pode até ser um direito de cada um a escolha de ir votar ou não ir votar, mas para mim deveria ser obrigatório.

    ResponderEliminar
  2. Penso ser difícil contabilizar essas situações extremas porque os cadernos eleitorais são feitos com alguma antecedência, tanto mais que surgem diariamente casos graves de saúde e até os mortos mais recentes são contados como abstenção!
    Mas que é necessário mais e melhor espírito de cidadania, é!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Sinto mesmo que a solução é «educar o povo», porque esta percentagem de abstenção não é justificável :/

    ResponderEliminar
  4. O número de acamados, doentes e outros que tais, será sempre mais ou menos o mesmo, até porque o número de hospitais não aumenta de uma legislatura para outra e o número de camas é limitado. No entanto, o número de votantes (tal como o sentido de voto) e a abstenção muda substancialmente se a eleição é autárquica, para a Europa, para o parlamento ou é um referendo.

    Claro que os partidos gostariam do voto obrigatório porque abstenção significa menos dinheirinho no bolso. Nas eleições de ontem cada voto num partido significava mais de 3€. Se ninguém votar neles nicles! Agora, duvido é que haja partidos a levantar a questão, porque, obviamente criará contestação. Mas há vários países da Europa onde o voto é obrigatório.

    Nos Estados Unidos vota-se sempre à terça-feira. Sabe quanto foi a abstenção nas últimas eleições que elegeram Trump? Txaran! Quase 50%! Também não é por aí.

    Educação? Nada mais errado e dou um exemplo concreto. Nas últimas eleições autárquicas sabe em quem votou o concelho português com mais licenciados per capita? Num político condenado a sete anos de cadeia. Espere! Condenado por corrupção, por roubar! Seria o mesmo que um casal entregar o seu filho para ser cuidado por um.... pedófilo!! Portanto, os eleitores mais instruídos do país (Oeiras) graças a toda a Educação que tiveram, acharam que o melhor seria votar num político que tinham toda a certeza que era ladrão!! Espetacular!



    ResponderEliminar
  5. Não dá para votar por carta?
    sim, pessoas acamadas que não vão votar contam para abstenção.
    Dever-se-ia incluir política na escola. Se há educação sexual porque não educação política? Acho que tudo passa por educação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sou curioso fui investigar e não há desculpas para não votar. Doentes nos hospitais, militares, estudantes, eleitores deslocados no estrangeiro, todos podem votar. Não há desculpas, aliás, este ano, a partir das Europeias que há voto antecipado e tudo. Está tudo aqui:
      https://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/VotoAntecipado.aspx
      As pessoas não votam simplesmente por desleixo e desinteresse, não porque não têm forma de votar.

      Eliminar
    2. O caso do meu pai, têm uma doença degenerativa, não fala, não sabe quem eu sou quanto mais em quem votar. Conheço mais casos como o dele, é a esses casos que me referia. Mas obrigada pela pesquisa, apesar de me deixar mais triste descobrir que foi desleixe ou desinteresse.

      Eliminar
    3. Konigvs eu por acaso procurei e não tropecei nesta informação, mesmo no cne. Obrigada pela chamada de atenção.
      Mas por exemplo a minha avó demente nem sabe ler, nem assinar e está demente logo sabe lá. Acho que neste caso também conta para abstenção.

      Eliminar
    4. Logicamente que eu não estava a contar com esses casos, seja de doentes com Alzheimer, com distúrbios psiquiátricos, até depressões que, se não têm força para resolver os seus problemas pessoais, não estarão minimamente preocupados com os política. Agora, uma larga maioria da abstenção é de pessoas que estão no poder de todas as suas capacidade mentais, simplesmente estão-se a borrifar para as eleições. Mas, lá está, as pessoas também têm o direito de não votar, ainda que eu ache que, moralmente, é muito reprovável. E eu estou muito à vontade, pois nem sequer me considero democrata, muito menos acredito na democracia, no entanto voto sempre, porque ao não votar também não estou a contribuir em nada para uma melhoria da sociedade. Voto nem que seja para tentar evitar que outros (partidos com ideias que considero nefastas) façam ou tentem fazer mais estragos.

      Eliminar
    5. Sim sim, a maioria da abstenção não será, com certeza, desses casos!
      Olhe quem não vota não devia era ter direito a depois dizer mal!

      Eliminar
  6. Pois esses casos é difícil de distinguir daqueles que não querem mesmo votar.
    E até há pessoas (idosos) que queriam ir votar mas não têm transporte...
    Talvez o voto obrigatório não seja a melhor solução, mas as pessoas deviam ter mais interesse nos assuntos, pois para reclamar, temos de votar.
    Esta taxa de abstenção é uma vergonha.
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente, os políticos não inspiram confiança na população, e muito menos se aproximam da realidade fora dos períodos eleitorais.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Muito pior que a abstenção, que é voluntária, são os 625 mil votos de pessoas que quiseram ir votar nestas legislativas de 2019 e que foram simplesmente deitados ao lixo. Isso sim é vergonhoso e muito pouco democrático. No entanto aposto que disto ninguém fala nem fica chocado nas redes sociais, porque simplesmente não se fala nos média:

    http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2019/10/eleitores-de-primeira-e-de-segunda.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário