Cisnes Selvagens - Jung Chang

Não podia ter passado pela vida sem ler este livro... foi o que pensei quando o terminei...

Tanta coisa que acontece no mundo que nem temos ideia, tanta ideia errada de comunismo, tanto culto da personalidade que não faz sentido...

Falamos muito de Hitler e sem duvida foi das mentes mais perversas que se conheceu, mas existem alguns que ficam logo abaixo... como Mao. Mas o curioso é que ambos conseguiram arrastar apoiantes em massa antes de cair as fachadas...

Aprendi mais uma vez sobre o sofrimento do outro e lembrei-me mais uma vez o perigo das ideologias, o perigo do controlo, o perigo que nos espreita sempre!!!


Comentários

  1. Ler essas coisas nem te faz bem. Um dias as pessoas ainda descobrem que o Comunismo (puro) e o Fascismo são duas faces da mesma moeda!

    Mas não seremos nós a começar esse boato. Shiuuu....

    Beijinhos sem boatos ****************

    ResponderEliminar
  2. O problema do comunismo, que é uma ideia belíssima, como de tantas outras coisas que até são inócuas como deveriam ser por exemplo as religiões, é serem tomadas de assalto por pessoas sebentas de poder que as desvirtuam completamente. Na bíblia diz-se que Jesus disse "ama o teu próximo como a ti mesmo", não diz "tortura-o até à morte ou queima-o na fogueira se não pensar como tu"! Tal como em nenhuma parte do Corão diz para os muçulmanos se fazerem explodir ou degolar os ocidentais e que depois de mortos terão quarenta virgem à sua espera (ainda por cima virgens! que trabalheira!) .
    Eu já li umas coisas de Marx (que é aborrecido porque é economia) e também em nenhuma parte lá li no que acabou sendo feito na China (que ironicamente se transformou no mais consumista dos países).
    O desvirtuamento do comunismo está muito bem retratado no "Triunfo dos Portos" do Orwell. Também um porco certo dia teve um sonho de ver todos os animais livres do jugo da opressão humana, e contou-o a todos os outros animais da quinta, mas ele entretanto morreu e alguém se aproveitou da ideia em proveito próprio, e acabou por se tornar mais ditador que o ditador anterior.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Li este livro há uns anos e gostei muito.
    Beijinhos
    https://notadissonante.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tenho que o acrescentar à minha lista. Não conhecia!

    ResponderEliminar
  5. Mao, Hitler, Staline. ( E outros, Pol pot. Khmer Vermelho...) Não sei ao certo quem matou mais. O Holocausto é o Holocausto. Os campos de extermínio de um lado, os Gulags do outro, tudo horrendo e mortífero, uma vergonha para a humanidade. E na China, de Mao, e na URSS, de Staline, por essa altura, houve também fome de proporções inéditas, por culpa de políticas erradas para apressar a industrialização: morte e mais morte. Os números são dantescos mas já li várias formas de os abordar: por exemplo, sem Hitler não teria havido guerra na Europa. Então, devemos contar as mortes dos soldados e englobá-las no número atribuído a Hitler? Li este livro há uns anitos, ainda me lembro de ler a chamar nomes ao Mao, grande fdp, fdp, a humilhação que a família sofre marcou-me. A Jung Chang considera que Mao foi o líder mais mortífero do séc. XX mas isso não é aceite com unanimidade, muitos historiadores discordam dela. Para mim, é algo irrelevante. Todos uns monstros.

    ResponderEliminar
  6. Todos os sistemas politicos tem falhas mas o comunismo, ditaduras e supremacia serão dos piores, basta ver os exemplos por esta terra fora
    Bjs
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Pensando em me matar…

    ResponderEliminar
  7. Não recordo se já li. Tenho um livro com esse tom de capa. Mas pode ser daquelas padrão em que depois se altera o título... É que já faz uns 20 anos. Sinceramente não recordo. Mas de momento não me apeteceria ler um tema triste, denso e forte como esse.
    Ainda bem que gostaste!

    ResponderEliminar
  8. a sua frase é exatamente o q me disseram qd me indicaram pra ler esse livro. o q me surpreendeu na biografia do mao é q ele não levava multidões. ele era só mais um q lutava pela mudança do poder na china. ele não era carismático como hitler. ele era temido e por isso cumpriam suas ordens. pela violência com q ele tratava quem não o obedecia. adorei conhecer o seu blog. obrigada pela visita. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Foi um dos melhores livros que li e também fiquei com essa sensação do mundo só falar mal de Hitler e com razão, mas existiam mais uns quantos que se podiam juntar à lista dele.

    ResponderEliminar
  10. Xiuuuuuu.... https://www.facebook.com/ajvjorge
    :))

    ResponderEliminar

Enviar um comentário