Conversas #1

Ontem quando fui deixar o meu filho à creche, estava um colega a comer uma bola com creme com açúcar por fora e recheada com muito chocolate!! Eram 7:30h da manha!

E as auxiliares estavam muito chateadas, porque aquilo de facto não era pequeno almoço para uma criança, e ainda me mostraram outros, um de dois aninhos tinha um chocolate da Kinder na mão. 

Na opinião delas falam muito em mudar a alimentação na escola, mas devia se começar primeiro por educar os pais em casa...

Hum... concordo e não concordo...

Não penso que se trate de educar os pais em casa, talvez seja mais ensinar... alguns não sabem, alguns não entendem, muitos tentam apenas o seu melhor e muitas vezes acho que a pressão do tempo ganha...

Confesso que também me fez confusão aquela hora os amiguinhos já se estarem a encher de tanto açúcar, quando os rins e o fígado ainda não o processam como deve de ser, mas estaremos assim nunca situação tão má de relações humanas que as auxiliares não possam dizer aos pais, elucidar, ajudar? 

Eu aceito sempre ajudas, opiniões e dicas, no fim as decisões são sempre minhas, mas porque não abrir as portas a quem quer ajudar? Porque no fim quero acreditar que todos tentamos fazer o melhor pelos nossos filhos!!


 


Comentários

  1. Na escola primária da minha filha já chegou a haver sessões de esclarecimento dadas por uma nutricionista sobre lanches saudáveis, mas infelizmente a participação foi fraca e basicamente os pais que foram eram aqueles que já tinham a preocupação de enviar lanches equilibrados para a escola, eu confesso que por vezes para o lanche da tarde também envio coisas que considero que não são saudáveis (palmiers naquelas saquetas de 3; panquecas manhãzitos; ice tea; bolacha maria) porque ela não come uma peça de fruta inteira, para enviar uma banana não come metade, outra fruta tipo maçã, pêra, melão, meloa envio já cortada mas para de manhã porque para a tarde oxida, framboesas ficam cheias de "molho" e ela olha para aquilo e já não come… para a manhã mando sempre uma sandes, bebe leite escolar e come fruta cortada qd lhe apetece ou frutos secos, antes de sair de casa come um iogurte porque não gosto que ela saia de casa sem comer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também peco, mas ando sempre a tentar melhorar, nisso tenho sorte o meu filho só gosta de melancia ou melão cortado o resto é tudo à dentada! Tenho um longo caminho pela frente só nunca quero cair na tentação dos doces e chocolates matinais!

      Eliminar
  2. A alimentação dos filhos é reflexo da dos pais, concordo contigo.

    ResponderEliminar
  3. Acredito que às vezes seja simplesmente porque a criança pediu e os pais não a querem contrariar logo de manhã. Dito isto, concordo que não isso é pequeno almoço para ninguém! E também concordo com as sessões de esclarecimento das turmas, para bem dos adultos de amanhã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o meu filhote recebe um doce, faz uma cara de alegria imensa... adoro ver... mas no fim sei que lhe estou a fazer melhor por não os dar constantemente, e quando vou cair em tentação é sempre disso que me lembro!!

      Eliminar
  4. Concordo quando diz que as auxiliares podiam falar com esses pais.
    Ter uma alimentação saudável começa em casa.
    Beijinhos e boa 4ª feira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, acho que só não falam pela pouca receptividade dos pais.

      Eliminar
  5. Aqui por casa tentamos comer minimamente um pequeno-almoço saudável.
    Para levar para a escola é que não é muito saudável mas é o que é mais rápido e é o que o miúdo come, se houver outras coisas já não toca com tanta influência como por exemplo sandes.
    O meu pequeno até não liga muito a bolos, mas quando come é um de longe a longe.

    Mas sim, é uma questão de habito e educação da parte dos pais. Eu não sou exemplo mas tento de vez em quando alternar.

    Beijinhos
    Os Piruças

    ResponderEliminar
  6. Realmente, que horror, crianças a comer isso a essas horas da manhã! Eu quando estive a viver em Inglaterra ficava chocada, a essas mesmas horas via imensas crianças na rua a comer batatas fritas, coca-cola, chocolates!
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Entendo que existam aspetos que não sejam tão intuitivos, por isso é que é tão importante haver interação casa-escola

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Também... escolhi mesmo uma foto apetitosa não foi? Espero que não venham atrás de mim por causa dos direitos de autor!!

      Eliminar
  9. As crianças comem aquilo que os pais lhes dão e ensinam, e nos tempos que correm com as pressas e o stress do dia a dia a coisa piora
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Carta de uma paciente, ao seu psicólogo


    ResponderEliminar
  10. Desculpa mas demora tanto tempo a pedir uma bola de berlim como um pão! Não é falta de tempo é falta de sentido prático! A minha filha come panquecas de aveia com sementes e fruta todos os dias, ao domingo deixo feito para a semana. Já aconteceu acabarem na 5a e esquecer-me de fazer e 6a em literalmente 5minutos fiz uma papa de aveia. Se não tivesse aveia haveria tostas, pão, iogurte e granola e mesmo que não tivessem nada em casa se foram à padaria/pastelaria com certeza vendem pão.
    Com a pandemia da obesidade infantil custa-me acreditar que as pessoas não saibam o mal que estão a fazer. Até podem ter sido eles a pedir mas cabe-nos a nós saber melhor e saber zelar pela saúde deles não?!
    E depois sim, acredito que haja quem leve a mal. Mesmo que saibam que quem os corrigiu está certo, custa levar com críticas e correcções principalmente no que toca aos nossos filhos e nem toda a gente tem um espírito aberto. Até porque volto a dizer, eu no fundo acho que eles sabem que estão a fazer mal...

    ResponderEliminar
  11. Não se surpreende porque na sala da minha filha mais velha, um menino levou para o lanche da manhã um pote de Nutella, sim o pote inteiro e andou a comer à colherada durante todo o dia!

    ResponderEliminar
  12. Os pais não gostam desses palpites e embora o bom senso diga que as auxiliares têm razão, fazem bem em guardar a opinião para elas... no fundo, só iam criar mau estar com esses pais e os miúdos iriam continuar a comer da mesma forma...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário