Maestria - Capitulo I


 


 Capitulo I

Neste capítulo, e de forma a entendermos melhor, o autor dá-nos como primeiro exemplo Leonardo Da Vinci, que com a sua escolaridade mínima se educou a ele mesmo com base na curiosidade e no instinto do que mais o atraia.

Os vários esboços que fez em criança, com o papel ( que era raro na altura ) roubado ao seu pai Piero, levaram-o a caminho de aos 14 anos ser aprendiz de Andrea del Verrochio. Um mestre que instruía os seus aprendizes de raiz em todas as artes necessárias. 

Da Vinci percebeu que queria mais que imitar o mestre tinha que ter uma
" assinatura " própria. 


Desprezado pelos Medici parte para Milão com intenção de aprender tudo o que queria e tomando caminhos para ser o que sabemos ser hoje em dia.
E se tivesse se regado em apenas imitar o mestre?

Fiquei a saber que o " click " para Einstein foi a bússola que o pai lhe ofereceu aos 5 anos. Para Marie Curie foram as várias visitas em criança ao laboratório do pai. Para John Coltrane foi o saxofone que lhe ajudou a exprimir o que não conseguia em palavras na sua adolescência, entre vários outros exemplos,começamos a entender o que o autor nos pretende dizer.

Wolfgang Amadeus Mozart, por exemplo, começou a aprender piano aos 4 anos a seu pedido. Pouco tempo depois todos perceberam que era excepcional, durante algum tempo gozou desta fama, fazendo o que queria e sustentando a casa dos pais. Já por volta dos 20 anos, e depois da morte da mãe, o pai obrigou o filho a aceitar um emprego como organista da corte, de modo a poder continuar a sustentar a restante família, mas Mozart só aguentou o tempo que lhe foi possível e agiu contra a vontade do pai afirmando-se como compositor, e viajando para Viena onde compôs as suas mais famosas operas, mas nunca mais falando com o pai. A isto o autor chamou — Evite o Caminho Falso - Estratégia da Rebelião.

  • Regresso às Origens - Estratégia da inclinação Primordial
  • Ocupe o Nicho Perfeito - Estratégia Darwiniana
  • Evite o Caminho Falso - Estratégia da Rebelião
  • Liberte-se do Passado - Estratégia da Adaptação
  • Descubra o Caminho de Regresso - Estratégia de Vida ou de Morte

 
 

Comentários

Enviar um comentário