O Meu Unico Movimento...


Hoje tive um debate de ideias um pouco acesso no facebook, e eu que não sou nada disso, mas deixei-me ir, e fui chamada de ignorante e afins... porque? Porque acho que todas as vidas importam...

Comentei a foto de uma amiga que dizia #blacklivesmatter com um #alllivesmatter, mas atenção, não pus porque achei mal ela ter posto, foi tipo um acrescento, uma lembrança.. mas fogo, vieram dois outros amigos dela, dizer que eu estava a afundar a causa, que era ignorante e tinha falta de conhecimento. Eu disse que achava que todas as vidas humanas interessavam, infelizmente, o mal maior está na falta de analise dos profissionais contratados para estarem numa posição de " poder ", visto agora se saber que o pseudo-policia era um racista declarado. Atenção, racista, e não, só uma pessoa que nutria ódio pela raça negra.

Respondi assim, pois não me apetecia mais:



Pois bem, quando disse o # que todas as vidas eram importantes, não fui à wikipedia, erro crasso, que agora quando disser uma frase seja ela qual for tenho de ver de tem patente ou está registada ( ironia ). O caso é que está frase também é de um movimento, que em linhas gerais percebi que levou uma cambalhota na história e fico anti-raça negra. Para mim é uma frase que me liga ao humanismo. Caramba. Têm de ser tudo tão linear??

Finalizei o assunto com um post no MEU fb, sobre a MINHA opinião e o MEU sentimento sobre tudo isto...



Comentários

  1. Bom dia:- O racismo é abominável. Não se pode tolerar que exista. Também escrevi sobre isso
    Gostei muito do seu blogue
    Voltarei
    .
    Um dia feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Acho que não é por isso... claro que todas as vidas importam mas agora trata-se de um caso de racismo enraizado para com um grupo específico, que tem sido perpetrado nos últimos séculos, desde os descobrimentos. Daí poder não fazer muito sentido dizer all lives matter (mesmo não sendo mentira). É como dizeres #womensincomematter e alguém rebater #everyonesincomematter, claro que sim! Claro que o que importa é igualdade, claro que numa utopia não era preciso ter lutas por grupos específicos mas na realidade é e nesta altura é altura de olhar para quem sofre mais com o problema...
    Eu sou feminista, feminismo significa igualdade, para atingir igualdade temos de lutar por melhores condições das mulheres logo não faz sentido falar nas condições dos homens, apesar de haver também coisas a melhorar tipo licença parental e como são alvos de comentários se são eles a ir ao médico com os miúdos ou assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito mas não concordo... desde os descobrimentos? Lá está? Escravatura? Os Negros e os Índios? Todas as raças nessa altura infelizmente...

      O que nós vimos foi um assassínio em praça publica, isso sim devia dar direito a luta, independentemente da cor da pele.

      E isso por si só faz perder o medo da restituição da humanidade...

      Eliminar
  3. Entendo o teu ponto de vista. É verdade, todas as vidas importam. Mas, neste caso específico, como foi referido num comentário anterior, «trata-se de um caso de racismo enraizado para com um grupo específico». E é esse grupo muito específico que, muito infelizmente, parece ter que lutar todos os dias para que a sua existência tenha que ser aceite. Todas as vidas importam, mas, por uma questão de cor, parece que algumas importam menos e as reações são completamente diferentes. Não é justo, muito menos humano.
    Além disso, o #blacklivesmatter não quer dizer que todas as outras não importam, simplesmente, alerta-nos para o facto de as suas estarem constantemente em risco

    ResponderEliminar
  4. Ainda não me manifestei sobre tal assunto, estou a ponderar se o faço.
    Não que tenha medo das consequências, não que não tenha opinião formada.
    O racismo é inconcebível, seja entre raças e dentro das próprias raças (que também existe).
    Não consigo entender é as outras reacções que vem em seguimento de tudo isto (pilhagens, etc). Muito, muito mau!! Fez muito bem em mostrar a sua opinião!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. A questão do racismo nos Estados Unidos mas principalmente do desprezo da vida humana, não é de agora, sempre foi assim e sempre continuará. Está-lhes na pele, no ADN.
    Mas eu sou português, vivo em Portugal, e é o meu país que me interessa, não os Estados Unidos, país que desprezo. E em Portugal temos muito racismo. Racismo à boca pequena, racismo nas forças policiais, racismo em partidos políticos, racismo e assassinos como aconteceu no SEF que mataram um ucraniano. E é com polícias e movimentos policiais racistas e xenófobos de inspiração nazi e associados a grupos de extrema-direita que nos devemos insurgir. É contra partidos políticos como o Chega que nos devemos insurgir. Se queremos mudar o mundo devemos primeiro combater o racismo no nosso país, e não nos preocuparmos tanto com o que se passa na casa do vizinho.

    https://multi-resistente.blogspot.com/
    http://bucolico-anonimo.blogspot.com/
    https://plastrao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Os brancos nunca precisaram lutar contra o racismo da mesma forma que os negros. Tal como os homens nunca precisaram lutar pela igualdade da mesma forma que as mulheres. Assim como os heterossexuais nunca tiveram que lutar para serem aceites na sociedade como os homossexuais. Sabemos que todas as vidas importam, que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e que nenhuma pessoa deve ser discriminada pela orientação sexual. Mas acho que todos sabemos reconhecer que uns sempre tiveram mais privilégio que os outros e é por isso que se dá mais voz a esses.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário