Informaram que na escola do meu filho, não iriam festejar o Halloween... era para comentar em reunião, mas deixei passar, afinal estava lá o senhor padre e eu queria era ir para casa... ( é uma IPSS com ligação à igreja )
Mas não entendo, na era da globalização, da cultura, porque optamos por uma coisa ou por outra, porque não mostrar as crianças ambas... além do mais, como disse a minha amiga Eugénia, no fim, o que interessa mesmo é as crianças andarem felizes e se divertirem...
Em casa, eu não abro a porta, nem quando pedem pão por Deus ou Guloseimas, simplesmente porque vivemos numa era de pouca segurança, e não quero por a minha família em perigo por causa de uma brincadeira... mas na escola? Porque não? Porque não diversificar culturas?
Alguém sabe que história do Pão por Deus é extremamente triste? Que na verdade não existe nada para celebrar?
Vi isto pelo face e achei que estava tudo dito!!!
Olá,
ResponderEliminarO Halloween não nos diz nada e o Pão por Deus na nossa zona não se "comemora", portanto, aqui só mesmo o Dia de Todos os Santos.
Beijinhos e bom feriado!
Olha, eu acho que o problema foi precisamente esse: a americanização. Já há vinte anos eu achava ridícula a entrada no comércio do "dia dos namorados" (que é sempre disso que estamos a falar, de comércio, de dinheiro!) tal como sempre achei ridícula a chegada do samba e das mulheres nuas no Carnaval português em pleno Inverno! Celebrar o "halloween" (palavra tipicamente portuguesa!) faz tanto sentido ser festejado em Portugal como os americanos festejarem o São João com alho porro e saltarem as fogueiras na noite 23 de junho! Não há globalização, há sim americanização!
ResponderEliminarconcordo plenamente. odeio discursos tentando fazer o saci competir com o halloween, gente, comemora o dia do saci, ou do folclore como eles comemoram o halloweeen em outra data e tudo certo. agora querer competir, dizer q um é menos q o outro. o halloween se promove muito bem, promovam o folclore com a mesma força. mas em outra data. falam falam mas só lembram do saci no dia do halloween. beijos, pedrita
ResponderEliminarSim, é verdade que o Pão por Deus tem essa origem, assim como o "Souling" inglês, o Sting até tem uma canção sobre isso, chamada Soul Cake. Mas hoje, tal como o texto lembra, a tradição pode servir para promover a ideia de que a empatia é necessária por quem está em dificuldades. Assim a tradição fosse enquadrada e a propósito dela abordadas questões do presente. Os miúdos divertem-se, é algo diferente de estar em frente ao PC. Pena é, realmente, a insegurança do nosso tempo que já não permite que eles se aventurem na vizinhança. Isso era também considerado uma forma de desenvolver a socialização das crianças, em tempos idos. Mas, além do Pão por Deus, noutras regiões, como em Coimbra, é o Bolinhos, Bolinhós, e a acompanhar isso já se usava a abóbora, com luz dentro...Bolinhos e bolinhós
ResponderEliminarPara mim e para vós,
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados
À porta da bela cruz
Truz! Truz! ( bate-se à porta)
A senhora que está lá dentro
Sentada num banquinho
Faz favor de vir cá fora
P´ra nos dar um bolinho (ou um tostãozinho)
Os meus netos festejam o Dia das Bruxas em Lisboa e o Dia do Bolinho aqui!
ResponderEliminarUma festa não invalida a outra, como dizes!
Abraço
Não percebo tantos mimimis com a celebração do Halloween. É só mais uma ocasião para a malta se divertir... não é tradição portuguesa, não é. Mas tantas outras que não são, como dizes... simplesmente já festejamos há tanto tempo que já nos esquecemos que não são nossas!! Haja coerência.
ResponderEliminarEssa última imagem está no ponto ahahah
ResponderEliminarPessoalmente, nunca achei grande piada ao Halloween, mas acho que nas escolas faz sentido celebrar, precisamente, por uma questão cultural. E há tantas atividades que se podem fazer para «fundamentar» essa escolha
O pão por Deus, ouvi falar à relativamente pouco tempo, uns 3/4 anos, sendo que tenho 34.
ResponderEliminarSou da opinião que somos um país que nos agarramos muito às tradições de fora, quando era mais nova não havia nada dessas coisas de andar de porta em porta a pedir guloseimas.
Confesso que tenho sempre aqui uns saquinhos pronto caso alguém venha tocar, ontem só vieram duas crianças e lá demos, não por uma questão de seguir qualquer tradição, mas apenas para os miúdos não irem tristes sem nada, afinal temos guloseimas demais nesta casa.
Estas festas são principalmente para crianças, e é a sua felicidade que interessa nada mais
ResponderEliminarBjs
Kique
Hoje em Caminhos Percorridos - A 1ª vez nunca se esquece
Olá Titica.
ResponderEliminarNo ano passado escrevemos sobre o dia do Halloween, podem ver no link que deixamos em baixo:
https://os-pirucas.blogspot.com/search?q=Halloween+&m=1
Em Portugal a tradição é o Pão por Deus ou dia de Todos os Santos. Não achamos que se deva acabar com a tradição mas ao menos explicar às crianças o porquê desse dia ser uma tradição .
O Halloween foi mais tarde introduzido em Portugal aos poucos e nós sinceramente não achamos graça há comemoração em si. Em alguns países é celebrado o Dia dos Mortos, por isso que deriva a palavra Halloween.
Beijinhos
Os Piruças
Também acho que a escola podia celebrar o Halloween porque só faz bem às crianças divertirem-se.
ResponderEliminarBeijinhos e resto de bom fim de semana.
https://notadissonante.blogs.sapo.pt/
Desconhecia a tradição "Pão por Deus". Pondo de lado a dimensão religiosa, parece-me bem mais assertiva do que o Halloween. Com esta última, entre alunos mais velhos, nem sempre é fácil.
ResponderEliminarPartilho a ideia que o que interessa é os miúdos andarem felizes. Bjs
ResponderEliminar