O Autocarro e os Cheiros


Acho que a pior coisa de andar de transportes públicos é levar com o cheiro dos outros...

Existem pessoas que se vê claramente que é falta de higiene, outras que se vê ser o álcool, mas o que me têm afligido são os adolescentes... CREDO!!!!

Eu bem sei da alteração das hormonas, mas não existem também pais atentos? Hoje em dia posso dizer que 80% do cheiro a suor no meu autocarro são precisamente dos teens, mas quer miúdas quer miúdos! 

Não posso deixar de achar irónico que as raparigas troquem as mochilas por malas, que vestem conforme a moda, que se começam a pintar tão cedo, mas depois uma coisa tão simples como por desodorizante é irrelevante e desvalorizado...

Aqui à dias fartei-me de rir com uma amiga, que notou essa alteração hormonal no filho, e foi com ele comprar um desodorizante, e heis que ele deslumbra um dos frascos que diz que dura 48 horas. Diz à mãe assim:

" Mãe, podemos levar este? Assim só tenho de por de dois em dois dias e poupamos " 

Hum... será isso que se anda a passar? 

 

Comentários

  1. Nós usamos o carro para nos deslocarmos, só usámos de autocarro quando andámos a estudar, mas nessa altura tivemos sorte, porque os miúdos eram mais asseados :)
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Entendo bem o teu drama, amiga!
    Eu sou muito sensível do nariz, infelizmente detecto cheiros que a maioria das pessoas não se apercebe. Mas... tenho tido muita sorte com os jovens com que lido no meu dia-a-dia (sou professora/explicadora por isso já estás a ver o quão próximo estou a trabalhar com eles).
    Ah... e também tenho a sorte de não precisar de andar de autocarro! 😃

    Beijinhos desodorizados
    (^^)

    ResponderEliminar
  3. Tenho um olfacto que detecta cheiros à distância.
    Ultimamente tenho-me focado mais nos bons cheiros! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu não ando de autocarro há muitos anos, mas nos concertos onde há mais concentração de adolescentes sente-se imenso. Mas acho que é um odor diferente, cheiro mesmo a adolescente 😁. A minha filha de 16 anos não quer andar com porta-moedas na mochila, mas não duspensa nunca um desodorizante lá, anda sempre com ela!

    ResponderEliminar
  5. Nem de propósito, ainda há uns dias estive a conversar sobre o assunto. E faz-me confusão que não seja uma questão prioritária para todos

    ResponderEliminar
  6. Concordo. Lembro-me que num autocarro que eu usava entrava sempre um africano que impestava tudo com o seu suor. Será que o homem não tinha amigos ou familiares que o pudessem avisar ? E ele próprio não notava !?
    Beijinhos
    https://notadissonante.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Tive uma estagiária que chegava de manhã sempre de banho tomado e bem cheirosa, ao fim do dia era difícil estar com ela no mesmo escritório. Ela tinha de facto um cheiro intenso e não era falta de higiene.
    Agora eu experimentei um desodorizante sem montes de químicos e em dias quentes e intensos não funciona!!! não empesto uma sala mas tenho de me lavar porque me começa a incomodar.

    ResponderEliminar
  8. A miudagem tem, realmente, muita personalidade a nível de sovaco. Há que estar atentos, papás.

    ResponderEliminar
  9. Parece que as pessoas têm medo da água e de cheirar bem. Não tenho a percepção que isso aconteça mais nos miúdos que nos graúdos. Como o meu olfacto não é dos sentidos mais apurados, uma vez que o meu nariz viveu atrofiado muito anos, não dou por isso das pessoas cheirarem mal. O mau hálito é talvez com o que dou por ela mais facilmente.

    talvez por, durante muitos anos, ter um olfacto limitadíssimo ganhei uma espécie de obsessão pela higiene e estar sempre preocupada com os cheiros. Nem consigo conceber como é que as pessoas não se lavam, ao menos...

    Quanto aos adolescentes, não será também uma questão de educação?

    Contava-me no outro dia uma conhecida, que tinha uma amiga que foi passar uns dias a casa de um amigo, em Londres. O rapaz andava lá por casa, sempre de pijama, a coçar-se, não tomava banho, tão pouco se barbeava ou sequer mudava de meias (supostamente, fora o resto). Contudo parecia querer a oportunidade de dormir com ela... claro que o cheiro, conseguiu ser o primeiro e forte argumento para alguma vez passar pela cabeça dela qualquer envolvimento. Não creio que da parte dele aquilo fosse demarcação de território :), era mesmo falta de cuidados de higiene. Básicos. Como é possível?

    ResponderEliminar
  10. Agora não utilizo o autocarro na cidade mas quando vivi no Porto era todos os dias, e, em Coimbra, de vez em quando. Viajo muito de Expresso, imaginem se me calha uma sorte dessas. Ainda não calhou. Já ouvi muitas histórias da minha irmã, que é professora, sobre os odores dos adolescentes. Ela ensina há muitos anos e até miúdos que trabalhavam no campo antes de ir para a escola já teve. Evidente, citadinos e rurais, todos diferentes e iguais nisso do suor. São muitas as razões que conduzem ao facto. Uma, muito comum, ( se me recordo das nossas conversas) é os miúdos tomarem banho todos os dias mas não mudarem de roupa.Umas vezes os pais não vigiam, outras eles não têm roupa lavada, a mãe trabalha fora todo o dia, dois empregos, só lava no fim de semana, chove, a roupa não enxuga...Outras vezes não têm mesmo roupa. São casos sociais. Quando se começa a puxar e a perceber onde é que a coisa vai dar...bem. Outras vezes é mesmo gente que tem tudo para andar limpa mas não sabe o que é a higiene. Não sabem. Metem-se debaixo do chuveiro, quando metem, não usam sabonete, só água. Outros desleixam-se por questões que não lembram a ninguém: um que estava tão viciado nos jogos que se esquecia de tomar banho...A minha mãe( 80 anos) nem água canalizada tinha em casa quando era criança. O ferro de passar era de brasas. E andava sempre limpa. Era uma questão fundamental. Hoje, a questão fundamental, é usar a roupa da moda, o telemóvel da moda. Educar é difícil, e para muitas famílias a vida é muito dura. Mas as prioridades das pessoas mudaram. Fazer uma boa higiene, uma boa alimentação, dormir a horas...tudo isso é importante para o crescimento. Mas nem sempre valorizado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário