Curiosidades #2 Por Que Desce o Pai Natal pela Chaminé?

" Normalmente, diz-se às crianças que, quando o Pai Natal visita os seus lares, o faz descendo pela chaminé. Trata-se de uma curiosa forma de entrar numa casa e têm sido adiantadas algumas ideias engenhosas para explicar por que é que ele há-de chegar desta maneira.

Alguns especialistas relacionam esta descida pela chaminé com a primitiva adoração ao fogo, mas não há provas que o confirmem. Outros relacionam-na com um antigo costume segundo o qual as chaminés eram limpas no Dia de Ano Novo, para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano. Tal costume pode ter existido, mas não há nada - para além das conjecturas - que o relacione com o Pai Natal.

Para compreender a verdadeira explicação da entrada pela chaminé, é importante recordar a sua fonte. Todas as referências modernas que lhe são feitas, remontam ao famoso poema chamado "A Visit From Saint Nicolas ", escrito em 1822 pelo erudito americano Clement Moore, para os seus seis filhos. Neste poema, ele descreve o São Nicolau a chegar num trenó puxado por renas, que aterra no telhado da sua casa. Olha para fora para ver o que está a acontecer:

« E então num ápice, ouvi no telhado os saltos e patadas de cada pequeno casco. Quando recolhi a cabeça, e enquanto me virava, São Nicolau desceu, num salto, pela chaminé »

Moore enveredara pela antropologia e tinha estudado uma série de diferentes mitos e lendas sobre o Natal, antes de se sentar para escrever aquilo que se presumiu ser um conto para crianças, fruto de pura imaginação. Na realidade, o seu poema era uma vivida amálgama de uma série de antigas tradições e parece que foi buscar a chegada pela chaminé a uma fonte finlandesa.

No momento em que o cenário passa de uma casa ocidental moderna para uma primitiva habitação da Láponia, o elemento chaminé torna-se óbvio. Os antigos lapões, viviam em pequenas tendas com a forma de iglô e cobertas com peles de rena. Eram enterradas no chão e só a parte superior ficava à mostra. A entrada para o interior da habitação era um buraco no telhado, e este mesmo buraco servia para deixar sair o fumo da lareira. Por outras palavras, a porta e a chaminé eram uma só. Por isso, se o Pai Natal entrasse pela porta automaticamente entrava pela chaminé.

Há duas pistas importantes no vocabulário do poema de Clement Moore. Quando o visitante chega, conseguem ouvir-se as suas renas no telhado, o que está perfeitamente de acordo com o cenário lapão. Além disso, ele entra com um único salto. Não desce pela chaminé, salta por ela abaixo. Isto não faz sentido com as chaminés altas da nossa casa, mas é uma descrição perfeita da entrada numa cabana coberta de peles da Lapónia. "

Li isto no livro do Desmond Morris, " Mistérios do Natal "

Cá em casa fizemos assim...

Depois de muito pensar, resolvi pendurar perto da janela da varanda, porque é por lá que o Pai Natal vai entrar durante a noite!!!

 

Comentários

  1. ahaha lá em casa, como o Pai Natal está mesmo muito gordinho deixamos a porta destrancada para ele entrar. Já está com pouca flexibilidade para andar a descer chaminés. O pratinho com as bolachas fica em cima da mesa junto ao copo de leite, porque isto de andar a distribuir prendas faz cá uma fome! ahah :)

    ResponderEliminar
  2. Por acaso nunca tinha pensado muito nisso, mas tem toda a lógica sim. Quando eu era pequena o pai natal entrava pelo respiro da casa de banho dos meus avós e deixava os presentes numa bacia na banheira. Fazia todo o sentido, claro porque naquela casa não havia lareira

    ResponderEliminar
  3. Adoro estas curiosidades...

    Lindas botinhas!

    ResponderEliminar
  4. Que máximo! Esta explicação está genial *-*

    r: Muito obrigada, minha querida. Também gosto, acho que transmite um aconchego extra

    ResponderEliminar
  5. Adorei a explicação :)
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
  6. Desconhecia tal coisa! Cá em casa não se faz estas coisas ahah :P não há sapatinho, só apenas as prendas e já não é mau ahaha

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha ouvido falar dessas explicações, mas achei mesmo interessante!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Não fazia ideia disso!
    Pois nas nossas chaminés é um pouco dificil para ele entrar...
    Mas... o Pai Natal é o Pai Natal! Consegue tudo...
    Aqui também entra pela porta... É Chique! :)

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito de saber mais sobre a história do pai natal entrar pela chaminé, nunca tinha pensado que isso tinha algum fundamento :)

    Cá em casa os sapatinhos estão na lareira ^^
    Beijinhos grandes
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  10. Muito bom! Muito bom!!!
    Deliciei-me a ler esta curiosidade!

    http://pontoserebucados.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário